Vitória Oil & Gas 2011

Apesar de não ter participado pessoalmente de outra feira específica do ramo de petróleo e gás, achei que a Vitória Oil e Gas 2011 foi bem pequena e com poucos expositores. Além de contar com poucos estandes, as empresas que lá estavam representadas tiveram pouca criatividade para exporem seus produtos e serviços. Havia poucos estandes que contavam com alguma apresentação realmente interessante ou interativa.

Um dos poucos exemplos que podemos citar de interatividade foi o estande da Alpina, que possuía um quiz sobre a própria empresa e seus produtos e também um separador de água e óleo que demonstrava como é feito um dos processos de coleta de óleo em caso de derramamento em mar. Outro estande que tinha uma algo interessante era o do Sistema FINDES, que tinham uma maquete de uma sonda onde a mesa rotativa, o Kelly e a Catarina realmente funcionavam e demonstravam claramente o funcionamento de uma sonda. No estande da UCL também havia um produto que valia a pena parar para dar uma olhada, um motor a combustão onde a câmara de mistura e queima do combustível é feito de um material transparente, que possibilita a visualização da queima em si, excelente para estudantes verem o funcionamento interno do motor. No estande da Petrobras, onde se esperava algo grandioso, do porte da empresa, as únicas coisas “diferentes” pra se ver eram algumas amostras de petróleo de diversos graus API e alguns testemunhos de rochas.

Mesmo a Vitória Oil & Gas 2011 sendo bem menor e com menos expositores que eu esperava, ainda tive boas oportunidades de conseguir boas informações sobre vários assuntos relacionados a petróleo e gás. Conversando com os profissionais que atuam na área pude ter várias opiniões sobre o mercado de trabalho, graduação, pós-graduação e especialização, cursos complementares, produção, transporte, concursos, oportunidades, dentre outros assuntos. Para quem quisesse, havia várias pessoas dispostas a conversar, trocar experiências e dividir informações.

No geral, a Vitória Oil e Gas 2011 foi uma boa oportunidade para os estudantes e trabalhadores de todas as áreas da cadeia produtiva de petróleo e gás se reunirem e trocarem conhecimentos sobre o que eu acredito ser mais que uma profissão, mas uma paixão. Paixão pela busca incessante de novas tecnologias e conhecimentos e em superar a cada dia novos limites e novas barreiras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Galeria de Fotos

Deixe seu comentário