Entra em operação comercial o maior navio regaseificador do mundo

navio-experience1

Fonte: Fatos e Dados | Petrobras

A Petrobras anunciou hoje, dia 15 de maio de 2014, que colocou em operação o Experience, o maior regaseificador do mundo, afretado para trabalhar em águas nacionais durante 15 anos. Veja a nota da companhia:

Iniciamos hoje (15/05) a operação comercial, na Baía de Guanabara (RJ), do maior navio regaseificador de Gás Natural Liquefeito (GNL) do mundo. Construído na Coréia do Sul, o navio Experience tem capacidade para armazenar um volume de GNL equivalente a 104 milhões de m³ de gás natural.

O Experience tem a função de armazenar o GNL, convertendo-o para gás natural por meio de uma planta de regaseificação, sendo também capaz de transportá-lo, podendo suprir outros terminais, se necessário. A frota de navios regaseificadores a nosso serviço inclui ainda os navios Golar Winter (Bahia) e Golar Spirit (Pecém).

Durante o comissionamento, foi realizada uma operação de gaseificação e resfriamento dos tanques do navio até 160ºC negativos, preparando-os para receber o GNL. Essa operação é inédita na Petrobras e nos habilita a prestar esse tipo de serviço.

O navio, afretado por um período de 15 anos, tem 294,5 metros de comprimento, 46,4 metros de largura e 61 metros de altura, sendo capaz de operar também nos nossos Terminais de Regaseificação localizados na Baía de Todos os Santos, na Bahia, e no Porto de Pecém, no Ceará.

O Experience pertence à empresa norte-americana Excelerate e foi construído no Estaleiro Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME) de acordo com as nossas especificações. Mantivemos uma equipe de engenheiros residentes para acompanhar a construção durante um ano e oito meses, entre setembro de 2012 e abril deste ano.

O GNL, importado de vários fornecedores em diferentes partes do mundo, destina-se ao atendimento da demanda do mercado nacional por gás natural, principalmente o mercado termelétrico. Seu propósito é dar maior flexibilidade e garantia ao suprimento, aumentando a segurança energética no país, condição fundamental para estimular novos investimentos. A nossa capacidade total de regaseificação, atualmente, é de 41 milhões de m³/dia de gás natural.

Um comentário em “Entra em operação comercial o maior navio regaseificador do mundo

  • 15/07/2014 em 18:23
    Permalink

    A construção de um navio é um trabalho empolgante e requer muita determinação e conhecimentos técnicos de seus engenheiros, técnicos, e operários .
    Começando pelo o batimento da Quilha e suas tubulações de diversos diâmetros , os TDF. os TQS. a PM. o CP. e as acomodações.
    Na PM o MPC e os MCAS e outros equipamentos de alto nível técnico, que requer também
    profissionais de de grandes conhecimentos técnicos.
    Enfim, com um navio deste porte todos ganham, o País e seus profissionais.

    Resposta

Deixe seu comentário