Absorvente orgânico natural nacional para prevenir e combater acidentes ambientais

44224648377791350520131108

Produzido a base de biomassa vegetal, é renovável e não prejudica o meio ambiente. De alta absorção de hidrocarbonetos, permite que o óleo encapsulado possa ser biorremediado, evitando passivos ambientais. Não absorve água, atóxico para homens e organismos aquáticos e é 100% nacional. Esse é o Supersorb-BR.

O que é Supersorb-BR?

SUPERSORB-BR é um produto absorvente orgânico inteiramente natural, ecologicamente correto, com alta capacidade de sorver óleos, hidrocarbonetos, petróleo e derivados, óleos leves e pesados, metais pesados, corantes e a maioria dos materiais orgânicos. Atua em terra ou em água, é fácil de usar, seguro, extremamente leve e atóxico. SUPERSORB-BR foi desenvolvido no Brasil, a partir da cultura, secagem e processamento de biomassa de vegetais que possuem uma estrutura capilar porosa, o que confere ao produto características únicas. A estrutura celular desta biomassa após seca, não libera os materiais por ele absorvidos, e por ser hidrorrepelente, se mantém flutuando enquanto absorve óleos sobre superfícies líquidas.

Em condições de cultura natural, estas plantas produzidas em áreas confinadas e desenvolvidas para tal, são regularmente colhidas, secas, moídas e transformadas em material sorbente O termo sorção que inclui a adsorção e a absorção,é uma expressão genérica para um processo no qual um dos componentes se move de uma fase para ser acumulado em outra, particularmente para os casos em que a segunda fase é um sólido. No caso específico do SUPERSORB-BR, a hidrofobicidade e a capilaridade são fatores determinantes no resultado da sorção de compostos orgânicos.

Para que serve o Supersorb-BR?

SUPERSORB-BR, no combate de acidentes por derramamento de óleo, é aplicado de maneira muito simples, com o produto a granel sendo espalhado sobre a mancha, e removido após a completa absorção. Se a quantidade de óleo for grande, repete-se a operação, até o local apresentar-se completamente limpo. Óleos livres, ou emulsificado em água, como efluentes de refinarias, postos de lavagem de veículos e postos de gasolina (principalmente em caixas de separação), são absorvidos por capilaridade. SUPERSORB-BR, na remoção de metais pesados presentes em efluentes, pode ser aplicado através do uso de colunas de percolação, que consiste em um cilindro preenchido com o produto. O efluente passa por este reator no sentido ascendente, de forma a produzir um pequeno grau de fluidização no meio. Após um tempo de operação, o produto fica carregado com metais pesados. Este processo mostrou ser viável para polimento final de efluentes de mineração e de indústrias metalúrgicas, que contém concentrações residuais de metais pesados, bem como em indústrias do couro, com seus efluentes com eventuais resíduos de cromo.

– Permite a biorremediação dos hidrocarbonetos absorvidos sem a formação de passivo ambiental;

– Permite a recuperação dos hidrocarbonetos absorvidos por prensagem ou centrifugação;

– Produto não perecível permite sua estocagem por prazo indeterminado, atóxico e não inflamável;

Este slideshow necessita de JavaScript.

Situações de uso do Equipamento

-Absorção de hidrocarbonetos, corantes e líquidos orgânicos;
– Absorção com ou sem a presença de água;
– Em estações de tratamento de efluentes industriais;
– Em cursos d’água e em sistemas de drenagem;
– Em áreas de estacionamento de cargas líquidas perigosas;
– Em acidentes rodoviários para limpeza da área contaminada;
– Em todo o ciclo de produção do petróleo e derivados;
– Em locais de abastecimento de embarcações;
– Em estações de tratamento de água potável como filtro para sobrenadantes;
– Em acidentes ambientais para impedir o avanço da contaminação;
– Em conjunto com Barreiras Absorventes Supersorb-BR permite a descontaminação e limpeza da água e das áreas atingidas por vazamentos com líquidos contaminantes;

A Supersorb-BR

Há mais de 10 anos atuando na descontaminação de água e áreas industriais, com produto absorvente orgânico natural, a empresa está localizada em Osório/RS. Produz absorvente orgânico Supersorb-BR a granel, em mantas e barreiras de absorção. Conta com o apoio tecnológico do LTM-UFRGS, licenciado FEPAM. Os produtos absorventes da empresa são homologados pela Petrobras.

Para conhecer mais a Supersorb-BR e sua linha de produtos, ter acesso à testes laboratoriais do produto e para fazer contato com a empresa, visite o site Supersorb-BR – absorvente industrial orgânico.

Deixe seu comentário