Canhoneio – Cabeça de disparo com acionamento hidráulico – HDF

Operação de Canhoneio


Por: Pedro Gabriel

 

De modo bem simples e resumido, o canhoneio consiste de um processo onde, através de disparos de cargas de alta energia, permitimos a comunicação do reservatório com o interior do poço. Ou seja, abrimos caminho para que os fluidos contidos em um reservatório migre para o  interior do poço e seja elevado até a unidade de produção.

A apresentação a seguir, exibida na disciplina de Hidráulica e Pneumática, teve como objetivo apresentar uma ferramenta utilizada na cadeia produtiva de petróleo e gás que utiliza princípios hidráulicos para o seu funcionamento.

A ferramenta escolhida para ilustrar alguns fundamentos da hidráulica foi a Cabeça de Disparo do tipo TCP – HDF (Tubing Conveyed Perforation – Hydraulic Delay Firing) da Schlumberger, utilizada para se fazer canhoneio de poço. Para fins ilustrativos e para facilitar a compreensão de funcionamento do processo e de acionamento da ferramente, foram também utilizados videos de ferramentas com acionamentos hidráulicos similares, porém de outros fabricantes.

Veja abaixo os slides e os vídeos utilizados na apresentação. Os vídeos estão em inglês, então caso tenha  dificuldades com o idioma, clique aqui.

Para  baixar a apresentação completa, incluindo os três vídeos, acesse a Área Exclusiva para Assinantes clicando no link abaixo.

Download



 


 


 


2 comentários em “Canhoneio – Cabeça de disparo com acionamento hidráulico – HDF

  • 21/04/2015 em 17:45
    Permalink

    Senhores essa explicação é muito simplista, se fosse para interligar o reservatório com a coluna de produção, sabendo que os poços horizontais a coluna já está dentro do reservatório, era só colocar uma simples válvula, o canhoneio no meu tempo de perfuração era para fracionar a formação e abrir muitos poros para melhorar o trafego do óleo ate a coluna de perfuração através da depressão causada pela queima do diesel injetado na coluna ou sugado pelas bombas de produção. (ai eu já estava na produção P-XVIII),

    Resposta
    • 21/04/2015 em 22:03
      Permalink

      Bem colocado, Rafael.

      De fato, o texto acima é uma abordagem muito superficial e simples para toda a complexidade que permeia as operações de canhoneio. Os videos estão no post justamente para complementar o breve texto e demonstrar como as operações de canhoneio podem ser conjugadas à outras, como as de fraturamento, que você mencionou. Mas no caso particular desta apresentação, a ideia foi demonstrar, através de alguma ferramenta utilizada na indústria petrolífera, os princípios da hidráulica. Como algumas pessoas não iriam saber do que se trata uma Cabeça de Disparo TCP tipo HDF, inclui uma breve introdução sobre canhoneio, mas como você bem colocou, bastante simplista.

      Obrigado pelo comentário, enriquecendo o post!

      Sds,

      Resposta

Deixe seu comentário