West Tellus e West Carina – navios-sonda com nova e avançada tecnologia de perfuração

Seadrill - West Tellus


Fonte: The World of Seadrill, mar/abr 2015

West Tellus e West Carina são dois dos primeiros navios-sonda do mundo a serem equipados com tecnologia de última geração que lhes permitirá otimizar sua eficiência em perfuração na próxima campanha no campo de Libra.

Os dois navios-sonda, que partem para o Brasil em março para trabalhar no campo de Libra, estão permanentemente equipados com plena capacidade de Perfuração com Pressão Gerenciada (MPD). Esta nova tecnologia não apenas permite a perfuração mais segura de poços complexos, como também permite uma perfuração mais eficiente.

O MPD envolve o uso de equipamentos especializados para controlar a pressão do poço com precisão maior do que com os métodos de perfuração convencionais. Dispositivos de controle rotativo permitem o controle extremamente preciso dos fluidos que entram e saem do poço. A detecção prematura de kick, tratamento do gás do riser e à capacidade de perfurar com cobertura de lama pressurizada, são mais alguns benefícios desta tecnologia ultramoderna.

Com os sistemas de MPD, o West Tellus e West Carina podem detectar e gerenciar com mais precisão as anomalias de fundo de poço para evitar o risco de incidentes de controle de poço.

As duas sondas devem começar a operar para a Petrobras e seus parceiros, Total e Shell, no campo de Libra ainda este ano. Este campo de petróleo gigante está localizado na bacia de Santos em cerca de 2.000 metros de água na região pré-sal, a aproximadamente 140 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, Brasil. É a maior reserva de petróleo já descoberto no Brasil, e estima se que o campo de Libra contenha até 8 bilhões de barris.

A distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal no campo de Libra pode chegar a mais de 7 mil metros. Com a nova tecnologia MPD, as sondas da Seadrill poderão perfurar essas profundidades de forma mais segura e eficiente do que nunca.

O plano de desenvolvimento inclui 100 poços produtores com número igual de injetores. Serão necessárias pelo menos nove embarcações flutuantes de produção, armazenamento e transbordo, à medida que a produção aumente gradualmente para mais de 1 milhão de barris por dia.


Weatherford MPD


West Tellus e West Auriga

--

Cerimônia de nomeação 2014 - West Saturn, Neptune, Jupiter e Carina

 

--

Weatherford's Deepwater Managed Pressure Drilling (MPD) Rig Integration

Seguir o TecPetro por e-mail

Cadastre seu endereço de e-mail para seguir o TecPetro e receber notificações de novas publicações por e-mail.

18 comentários em “West Tellus e West Carina – navios-sonda com nova e avançada tecnologia de perfuração

  • 20/05/2015 em 22:06
    Permalink

    Busco uma oportunidade de guindaste tenho nível 3 tenho experiência em navios de sexta geração e tenho experiência internacional e tds os cursos válido

    Resposta
  • 21/05/2015 em 20:52
    Permalink

    boa propaganda,….
    mas para manter os leitores informados, nós brasileiros já temos sondas operando com esta tecnologia.
    Fomos os pioneiros………….

    Resposta
    • 23/05/2015 em 21:05
      Permalink

      Amigo, Nao fomos os pioneiros!!! Essa sonda e a primeira em Libra com MPD. Abc.

      Resposta
  • 23/05/2015 em 14:50
    Permalink

    Busco oportunidade de Cyber Derrickman tenho experiência em navio de 6° de sexta geração e tenho experiência Internacional

    Resposta
  • 23/05/2015 em 22:14
    Permalink

    Busco oportunidade na área de perfuração sou plataformista tenho experiência em navio de 6 geração tenho todos os cursos válidos.

    Resposta
  • 24/05/2015 em 10:52
    Permalink

    Bom dia… Busco uma oportunidade operador de guindaste, tenho experiência em Navios e SS, de sexta geração e tenho experiência de viagens Internacional e todos cursos em dias.

    Resposta
  • 24/05/2015 em 11:19
    Permalink

    A unidade ns 36 cerrado operações foi a pioneira no campo de libra, navio de 6 geração com as mesmas tecnologia , ai vem falar q será a primeira. .rsrs…

    Resposta
  • 25/05/2015 em 12:42
    Permalink

    Gostei muito desa sonda gostaria de ter uma oportunidade nesa sonda sou ivo torrista tenho tds os cursos e experiência de viajem internacional

    Resposta
  • 25/05/2015 em 15:25
    Permalink

    Ola, sou Radio Operador, com todos os cursos, e experiencia de embarque de alguns anos. estou pronto e apto…

    Resposta
  • 25/05/2015 em 22:24
    Permalink

    Olá, sou Nailton, soldador caldeireiro com muita experiência, tendo essa oportunidade farei o melhor. obrigado.

    Resposta
  • 27/05/2015 em 00:00
    Permalink

    As vezes digo quê mesmo com experiência ,apenas por um milagre para subir nestas maquina de Perfuração ,o brasil está no tempo do eu indico e não da experiência ,na real

    Resposta
  • 23/06/2015 em 23:51
    Permalink

    Procuro oportunidade como Engenheiro. Tenho 3 anos de experiência. Att

    Resposta
  • 09/02/2016 em 21:28
    Permalink

    Queria uma oportunidade nessa empresa.

    Resposta
  • 30/03/2016 em 18:52
    Permalink

    trabalhei em sonda como está pretendo trabalhar de novo .Deus que abre as portas para nós……também busco oportunidade de plataformista tenho bastante experiência….

    Resposta

Deixe seu comentário