Pneumática – Aquisição Sísmica [slides + vídeos]

Seismic Acquisition Geo Coral


 

Por: Pedro Gabriel

Na sísmica de reflexão convencional, uma onda é gerada artificialmente por uma fonte de energia que é inicializada perto da superfície, ou em profundidade, causando uma onda de choque que viaja na direção de camadas de rochas geológicas subjacentes. Parte da energia da onda é refletida nas camadas rochosas e retorna à uma superfície, onde pode ser gravada.

Com a chegada das ondas nos receptores, eles possuem bobinas que vibram e geram sinais elétricos. Tais sinais são transmitidos por meio de cabos ou pelo ar (satélite), para uma gravação num sismógrafo, que pode ser acoplado a um caminhão ou a um navio, onde são digitalizados e gravados em fita magnética, disco ou em memória RAM. A informação registrada é enviada para um centro de computação para processamento dos dados.

A pressão geralmente utilizada na indústria sísmica é de 2.000 psi (138bar) e durante o levantamento, os canhões disparam em intervalos de 10 a 15 segundos.

Veja abaixo os slides e os vídeos utilizados na apresentação. Os vídeos estão em inglês, então caso tenha  dificuldades com o idioma, clique aqui.

Para  baixar a apresentação completa, incluindo os três vídeos, acesse a Área Exclusiva para Assinantes clicando no link abaixo.

Download


 


-

-

-

-

-

-

-


 

Seguir o TecPetro por e-mail

Cadastre seu endereço de e-mail para seguir o TecPetro e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário