IRATA: Trabalho em altura no offshore [vídeos]

IRATA - Trabalho em altura offshore


Fonte: IRATA

A IRATA - Rope Access Trade Association  - foi criada no Reino Unido em 1988 e seu número de filiados tem aumentado para incluir filiados do Brasil, França, Itália, Espanha, Alemanha, China, África do Sul, Irão, Malásia e muitos outros países do mundo.

Originalmente formada para resolver problemas de manutenção na indústria de extração de petróleo e gás em alto mar, a técnica de acesso por corda desenvolvida pela IRATA é agora usada numa vasta série de trabalhos de reparação, manutenção, inspeção e acesso. Dado que fornece um registro de segurança sem paralelo, um intervalo de tempo rápido de instalação e desmontagem, vantagens positivas para o ambiente e não requere a necessidade de equipamento de acesso invasivo ou de perturbação do local, a popularidade do sistema de acesso por corda da IRATA continua aumentando em todo o mundo.

O objetivo da IRATA é promover e desenvolver o sistema seguro de acesso por corda que criou, apoiar suas empresas filiadas e permitir que seus técnicos trabalhem de uma forma segura e eficaz. Todas as empresas filiadas da IRATA devem cumprir com qualificações específicas para poderem entrar e serem submetidas a auditorias regulares e independentes para assegurar que cumpram com os requisitos da IRATA de segurança, treinamento, práticas de trabalho e garantia de qualidade.


 

Vídeo 1 - GoPro Rope Access at Seadrill West Leda Jackup Rig Offshore

Como disse o Stephen Peterson na sua publicação no OilPro, “me veio à mente a introdução da IMAX, que diz ‘feche os olhos e a sensação vai passar’, quando vi esse vídeo vertiginoso. Esse vídeo foi feito com uma GoPro abordo da auto-elevável West Leda, da Seadrill. É isso que se vê quando uma GoPro vai IRATA em plataforma. Aproveitem.”

Seadrill West Leda

A sonda West Leda é uma auto-elevável de 375pés gerenciada pela Seadrill. Esta sonda premium está classificada para perfurações de até 30.000pés e pode acomodar uma tripulação de aproximadamente 120 pessoas.

A sonda foi construída num design tipo BM Pacific 375 pelo estaleiro PPL em Singapura. A construção da auto-elevável ficou estimada em aproximadamente $ 215 milhões e foi entregue em 2010.


 

Vídeo 02 - FMS (M) Sdn Bhd : Offshore Abseiling - Lifeboat Inspection at ExxonMobil Lawit Field

Ao invés de desabilitar a cápsula de evacuação colocando-a no deque para inspeção, os inspetores desceram de rapel para verificarem o sistema do bote salva-vidas. Esse método reduz drasticamente os custos e o tempo de operação da inspeção para o cliente, sendo essa inspeção obrigatória a cada 5 anos pelo IMO/SOLAS.


Seguir o TecPetro por e-mail

Cadastre seu endereço de e-mail para seguir o TecPetro e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Um comentário em “IRATA: Trabalho em altura no offshore [vídeos]

  • 03/06/2015 em 16:39
    Permalink

    Nosssaaaaaa tem que ter muita coragem…e muito treinamento. Mas é empolgante.

    Resposta

Deixe seu comentário