Statoil instala primeiro compressor de gás úmido submarino do mundo

Gullfaks Subsea Compression


 

Fonte: Offshore Energy Today | Tradução: Pedro Gabriel | Imagens por: Statoil

Statoil, um dos maiores players da cadeia produtiva de óleo e gás informou que após vários anos de desenvolvimento tecnológico, construção e testes, o primeiro compressor de gás úmido submarino do mundo já está instalado em sua plataforma Gullfaks C, no Mar do Norte.

Statoil informou em março que o primeiro sistema compressor submarino de gás úmido do mundo estava pronto para ser instalado no leito marino e conectado à plataforma Gullfaks C no Mar do Norte.

Em maio e junho, o Gullfaks Subsea Compressor Project - GSC (Projeto de Compressão Submarina de Gullfaks) completou suas campanhas de estrutura e de instalação de módulos para a estação submarina. Statoil agora informou que os compressores foram instalados no fim de junho.

O sistema submarino de compressão de gás úmido de Gullfaks C irá adicionar 22 milhões de barrias de óleo equivalente e estender o platô de produção por aproximadamente dois anos.

“A campanha de instalação foi realizada com sucesso pela Subsea Seven”, disse o Gerente de Projeto Bjørn Birkeland.

De acordo com a Statoil, o projeto entrou em sua última fase, de teste e preparação para entrega, e inicialização no último quarto desde ano.

“Este é o primeiro compressor de seu tipo no mundo. Ele é um marco, não apenas para para o start-up do compressor, mas também para as visões das fábricas submarinas da Statoil”, diz Steinar Konradsen, representante do proprietário do projeto.

Statoil reconhece que o compressor ainda precisa ser completamente testado, mas que o trabalho está a caminho e o projeto está de acordo com o cronograma.

Preparações consideráveis para o start-up do compressor submarino também foram feitas na Gullfaks C, enquanto o trabalho, executado pela Apply Sørco, já se encontra nas suas fases finais, diz a empresa.

O Compressor

O compressor representa uma medida robusta e flexível para aprimorar o fator de recuperação de óleo para a licença de Gullfacks. O compressor estará ligado entre os módulos submarinos L e M e a Gullfaks C. A Statoil também disse, através de um comunicado de empresa, ser possível conectar outros poços submarinos ao compressor através de linhas já existentes.

STN049889

Isso pode ter benefícios para as decisões de projetos muito além dos supostos na base, diz a companhia.

“Compressão de gás submarino é uma virada de jogo para o processamento subsea e é uma tecnologia importante para aumentar a recuperação em outros campos”, enfatiza Konradsen.

A estrutura de proteção e a estação de compressão foram instalados no início de maio pela embarcação de içamento pesado Oleg Strashnov. Em 26 de junho, o compressor e os módulos de resfriamento foram descidos à suas posições pelo Seven Viking.

A planta será conectada à plataforma Gullfaks C entre o fim do verão e início do outono norueguês.



Seguir o TecPetro por e-mail

Cadastre seu endereço de e-mail para seguir o TecPetro e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Um comentário em “Statoil instala primeiro compressor de gás úmido submarino do mundo

  • 21/07/2015 em 19:05
    Permalink

    O sistema submarino de compressão de gás úmido, há risco de existir calço hidráulico, pois o gas é rico em umidade

    Resposta

Deixe seu comentário