Início da produção em Iracema Norte

FPSO Cidade de Itaguai


Reprodução: Fatos e Dados

Entrou em operação na sexta-feira dia 31/07 a plataforma Cidade de Itaguaí, dando início à produção do projeto Iracema Norte. A área de Iracema Norte está localizada no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, na costa do Rio de Janeiro.

A plataforma Cidade de Itaguaí é um FPSO, unidade que produz, armazena e transfere petróleo ancorado em profundidade de 2.220 metros, a cerca de 240 km da costa. A plataforma tem capacidade para processar, diariamente, até 150 mil barris de petróleo e 8 milhões de m3 de gás, além de armazenar 1,6 milhão de barris de petróleo.

O poço 7-LL-36A-RJS, primeiro interligado à plataforma, tem potencial de produção de 32 mil barris de petróleo por dia. O petróleo produzido na área de Iracema Norte é de elevada qualidade e de média densidade (30º API) e será escoado por navios aliviadores. O FPSO Cidade de Itaguaí será conectado a oito poços produtores e nove injetores. A previsão é que o pico de produção, de 150 mil barris de petróleo por dia, seja atingido no início de 2017.

A construção e integração de módulos da plataforma, no Brasil, envolveram estaleiros no Rio de Janeiro (Itaguaí e Angra dos Reis) e em São Paulo (São Sebastião). A área de Iracema Norte está localizada na concessão BM-S-11, que operamos (65%) em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (25%) e Petrogal Brasil S.A. (10%).

Características técnicas

Capacidade de produção de petróleo: 150 mil barris por dia
Capacidade de tratamento de gás natural: 8 milhões de m3 por dia
Capacidade de armazenamento: 1,6 milhão de barris de petróleo
Alojamento: 150 pessoas
Profundidade de água de operação: 2.220 metro


Conheça também as Unidades de Perfuração Marítima>>


Seguir o TecPetro por e-mail

Cadastre seu endereço de e-mail para seguir o TecPetro e receber notificações de novas publicações por e-mail.

4 comentários em “Início da produção em Iracema Norte

  • 12/08/2015 em 01:19
    Permalink

    Tive a grande oportunidade de participar da montagem desta plataforma em Angra dos Reis na Brafels, pela G.A.S – Brasil Serv’s técnicos prestando serviços a MODEC.

    Resposta
  • 24/09/2015 em 12:13
    Permalink

    hoje temos autosuificiencia em produção e construímos mais uma refinaria, qual (s) motivos de praticar preços acima do poder aquisitivo do nosso povo

    Resposta
  • 22/01/2016 em 14:59
    Permalink

    Boa tarde, gostaria de saber se posso postular uma vaga de 2nd officer – Jr DPO por aqui.Já me cadastrei em varias páginas web de trabalho offshore e nunca respondem. Más, quase todos os dias se encontram vagas de emprego em aberta. Por favor me respondem.grato yathann79@yahoo.fr

    Resposta
    • 22/01/2016 em 15:15
      Permalink

      Boa tarde, Emile!

      Aqui no TecPetro nós não fazemos contratações nesse sentido, apensa divulgamos as oportunidades em aberto dos nossos parceiros.

      Sugiro que fique atento à essas oportunidades e que envie seu CV prontamente, assim que forem publicadas.

      Desejo-lhe sorte na busca.

      Sds,

      Resposta

Deixe seu comentário