22 comentários em “Subsea Engineer – programa inovador de profissionalização à distância

  • 12/11/2015 em 22:46
    Permalink

    Qual é o site da Associação Brasileira de Engenharia Submarina ??? Isso está parecendo golpe. Fiquem alertas.

    Resposta
    • 12/11/2015 em 23:28
      Permalink

      Prezado, a ABESUB é uma associação criada recentemente no Brasil por profissionais da área para representar o setor, regulamentar os programas educacionais na área e promover eventos e iniciativas para divulgação do conhecimento da Engenharia Submarina produzido em território nacional. Para quem não tem ciência, a função é bastante nova para brasileiros, e a mão-de-obra era até muito recentemente integralmente formada por estrangeiros. Eu pessoalmente faço parte de uma das primeiras turmas de Subsea Engineers brasileiros com graduação em Engenharia e posso fornecer aos interessados maiores informações sobre o setor e a associação. O site da associação encontra-se em construção e deve ser lançado em breve. Para maiores esclarecimentos, por gentileza enviem um e-mail para abesub@outlook.com.

      Resposta
    • 12/11/2015 em 23:36
      Permalink

      Prezado, o conhecimento disponibilizado através do curso é altamente especializado é resultado de mais de 04 anos de atuação na área a bordo de navios-sonda e de plataformas de perfuração da Noble Drilling e da Paragon Offshore, que são grandes empresas multinacionais de perfuração offshore em águas profundas, nas Bacias de Campos e Vitória, a serviço da Shell e da Petrobras. Fico a sua disposição e à disposição de qualquer interessado em fornecer maiores informações sobre a área e a profissão apresentados no curso em formato EAD através da nossa plataforma on-line de ensino.

      Att,

      João Lauro da Matta
      Subsea Engineer
      Diretor Executivo da Rig Crew Bay

      Resposta
  • 12/11/2015 em 22:48
    Permalink

    ABESUP não é a Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos ?

    Resposta
  • 13/11/2015 em 14:33
    Permalink

    Boa tarde João Lauro da Matta,

    Sou Chief Engineer com STCW III/2 e com mais de 20 anos de experiência de trabalhos a bordo de embarcações offshore(FPSO,SS,Drilling Ships,Supply Vessels,Flotel),todos eles voltados,essencialmente,a manutenção mecânica e eletro-hidráulico-pneumática de bordo.
    Em todos esse anos,a função de Subsea Engineer sempre foi assumida por profissionais que anteriormente tinham ocupado a posição de auxiliar de subsea e na qual tinham passado,no mínimo,10 anos,para então ascender ao subsea pleno,tendo que ainda,durante essa década,realizar vários cursos de “blow-out prevent”,”directional drilling” e “bop valve maintenance” para,então,serem considerados ao pleno.
    Todos esses cursos eram realizados em escolas especializadas nos EUA ou Europa e eram custeados,na sua grande maioria,pelas empresas de perfuração.
    O fato é que apesar de ter bastante experiência com manutenção mecânica e eletro-hidráulica,nunca tive oportunidade para trocar de função,pois as empresas sempre escolhiam àqueles profissionais com experiência específica na válvula BOP.
    Qual é o propósito desse curso,seria para profissionais que já possuem experiência na área,ou para qualquer técnico em mecânica,iniciante na profissão?
    Esse curso agrega conhecimento específico da válvula BOP ou apenas discorre sobre os princípios básicos de mecânica e pneumática,aplicados e funcionais ao BOP?
    Qual tecnologia sera empregada como guião,como ênfase,a das válvulas NOV ou HAMWORTHY?
    Teremos aulas práticas de desmontagem,limpeza,troca de peças,escrutínio de medidas e tolerâncias,montagem e testes de funcionamento?
    Em caso afirmativo,qual empresa cedeu os direitos de uso e cessão para que sejam executados esses trabalhos?
    Qual a certificação que será expedida?Em relação ao CREA,esse curso poderá ser escriturado como técnico ou tecnólogo mecânico em manutenção de válvulas BOP?Esse curso possui aval do MEC ou CREA?
    E,finalmente,o tempo de apenas,160 hs,ou seja,1 mês,não é demasiadamente pouco para abranger tanto conhecimento e balizar o profissional ao pleno da função?

    Resposta
    • 13/11/2015 em 15:58
      Permalink

      Prezado, valorizo a sua experiência profissional e é um prazer poder responder ás suas dúvidas a respeito da função que tenho exercido desde 2011. Sou Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal da Bahia, tenho mais de quatro anos de experiência trabalhando na área de Subsea para a Noble Drilling e Paragon Offshore. Durante esse período, tive a oportunidade de trabalhar com todos os principais fabricantes de BOP do mercado, a saber NOV Shaffer, GE Hydril e Cameron e com sistemas de controle MUX de quarta, quinta e sexta gerações. Tive acesso a um programa intensivo de formação profissional que incluiu uma série de cursos e treinamento em escolas no Brasil e no exterior, incluindo curso de formação em Subsea pela Maplo, cursos nas instalações dos principais fabricantes de equipamentos submarinos em Houston, como Oceaneering MUX control systems, Shaffer rucker motion compensator, cursos de hidráulica, elétrica e pneumática e nível supervisorio de IADC Well Control. Na área, participei de inúmeras manutenções gerais do BOP e de todo o tipo de operações com equipamentos submarinos a bordo de sondas semisubmersiveis e navios sonda de perfuração nas bacias de Campos e Vitória. Atualmente, sou diretor executivo de uma empresa de treinamentos que já atendeu, dentre outras empresas, a Odebrecht Óleo e Gás, a Queiroz Galvão e a SSE do Brasil. No último curso que eu mesmo ministrei em Macae, tive na classe Subsea Superintendents e Subsea Seniors e conduzi um treinamento completo sobre Shaffer NXT BOP. Tenha a completa convicção, portanto, que tenho totais condições de conduzir um curso de formação de novos profissionais para área de Subsea, para atuarem a nível de trainee, conforme está explicitado no site na página dos cursos. Me surpreende ps 10 anos que mencionou para se atingir a função de Night Subsea Engineer, a qual eu alcancei em 02 anos. Não irei me delongar aqui no Blog, afinal são muitas as suas dúvidas e terei prazer de tratar de cada uma delas pessoalmente através do meu e-mail corporativo: joao.matta@subseaengineer.com.br. Será um prazer conversarmos mais e sem duvida o curso será de grande proveito também para você. Fique a vontade para participar, será muito bem-vindo.

      Att,

      João Lauro da Matta
      Subsea Enguneer

      Resposta
    • 15/11/2015 em 08:58
      Permalink

      Olá Robson, bom dia! O pré-requisito mínimo para paticipar do curso é ter o segundo grau completo. Não é exigida experiência na área nem uma formação acadêmica específica.

      Resposta
    • 15/11/2015 em 09:03
      Permalink

      Robson, por gentileza, nos forneça seu e-mail e telefone para contato para te encaminhar maiores informações sobre o curso. Fique a vontade para entrar em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp: (41) 9647-2156.

      Resposta
    • 15/11/2015 em 09:05
      Permalink

      Murilo, por gentileza, nos forneça seu e-mail e telefone para contato para te encaminhar maiores informações sobre o curso. Fique a vontade para entrar em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp: (41) 9647-2156.

      Resposta
  • 14/11/2015 em 13:16
    Permalink

    O curso parece ser muito interessante, infelizmente, todas as vagas que vejo para Subsea Engineer requer uma vasta experiência. Ou seja, a não ser que você conheça alguém para indica-lo ou já trabalhe na área, não sei até que ponto valeria a pena cursa-lo.

    Resposta
    • 15/11/2015 em 09:08
      Permalink

      Lucas, alem de recrutar profissionais experientes, as empresas também tem programas de recrutamento de trainees na área, em que não exigência de experiência profissional. Por gentileza, nos forneça seu e-mail e telefone para contato para te encaminhar maiores informações sobre o mercado e o curso. Fique a vontade para entrar em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp: (41) 9647-2156.

      Resposta
  • 22/11/2015 em 12:14
    Permalink

    Ola me interessei sobre o curso , tenho pensado em faze-lo mas gostaria de saber a grade curricular desse curso as matérias envolvidas neles e a duração podem me oritentar sobre isso por favor?Desde já agradeço!

    Resposta
    • 24/11/2015 em 12:40
      Permalink

      Prezado Bruno, pedimos a gentileza de nos informar o seu email e telefone para contato, para te encaminharmos as informações desejadas. Fique também à vontade para entrar em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp: (41) 9647=2156. Ficamos no seu aguardo e à sua disposição.

      Resposta
  • 24/01/2016 em 18:16
    Permalink

    João Lauro da Matra,

    Toda e qualquer atitude que vise propiciar a formação de novos profissionais na área são sempre dignas de muito louvor. Pelo que entendi esta formação pode ser acessada por iniciantes ou experientes na exploração de petróleo em plataformas. Parabéns pela iniciativa.

    Luiz G Almeida
    (011) 963071414

    Resposta
      • 25/01/2016 em 12:44
        Permalink

        Prezado João Lauro,

        Obrigado pelo presente enviado. Neste mmento estou em viagem e tão logo possa acessarei a área recomendada.

        Abraços

        Luiz G Almeida
        (011) 963071414

        Resposta
  • 01/12/2017 em 09:54
    Permalink

    ola!
    bom dia

    sou angolano formado em macanica( frio e climatizacao )

    ensino médio.
    e gostaria d saber mais sobre o curso,
    qualificação
    aceitação
    preço

    Resposta
    • 04/12/2017 em 22:00
      Permalink

      Prezado Atílio,

      Peço, por gentileza, que procure o João Lauro da Subsea Engineer através do site http://www.subseaengineer.com.br/ ou nas redes sociais. É ele quem está a frente do curso.

      Caso tenha dificuldades para conseguir contato, me procure novamente.

      Sds,

      Resposta
  • 08/05/2018 em 21:27
    Permalink

    Olá, boa noite!
    Tenho estudado sobre o curso, assistindo os vídeos do João Lauro da Matta. Tenho interesse realizar o curso. Gostaria de mais informações sobre vagas disponíveis e duração do curso.

    Agradeço.

    Resposta
    • 11/05/2018 em 09:55
      Permalink

      Sérgio, peço que entre em contato com a SUBSEA Engineer. Pelo curso ser deles, são eles quem gerenciam todos esses aspectos do curso. Pode procurar pelo próprio João Lauro que ele irá lhe atender. Se tiver dificuldades em conseguir contato, pode nos escrever novamente solicitando ajuda.

      Adicionalmente, lembro que os assinantes aqui do portal tem descontos lá no curso. Fica aqui essa dica!

      Resposta

Deixe seu comentário