Sorteio: livro Petróleo e Gás: Princípios de Exploração, Produção e Refino

gauto-sorteio-tecpetro-branco


O livro Petróleo e Gás: Princípios de Exploração, Produção e Refino, organizado pelo Marcelo Gauto, Técnico de Operações da Petrobras pós-graduado em Negócios de Petróleo, Gás e Energia, publicado pela editora Bookman, acabou de sair do forno e já está aqui no TecPetro! A obra, preparada com o foco nos estudantes de cursos da área de petróleo e gás, aborda os conceitos de toda a cadeia petroquímica: exploração, produção e refino de petróleo e gás. O texto foi escrito de forma didática e utiliza esquemas, fluxogramas e destaques para as principais ideias com o objetivo de facilitar o entendimento e maximizar a absorção do conteúdo por parte dos alunos. Conheça um pouco mais sobre a obra:

 

Organizador

Marcelo Gauto – é graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduado em Negócios de Petróleo, Gás e Energia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), Rio de Janeiro. É coautor das obras Química Industrial e Química Analítica – Práticas de Laboratório, publicadas pela editora Bookman, entre outras obras publicadas voltadas ao ensino técnico na área da química. Trabalha atualmente como técnico na área de operações da Petrobras.

 

Coautores

Daniela de Melo Apoluceno – é graduada em geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em geologia sedimentar pela Universidade de Bordeaux, França. Trabalha na Petrobras como geofísica.

Messias Candido Amaral – é graduado em engenharia química pelo Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), São Paulo. Possui mais de 40 anos de experiência em controle e monitoramento de tratamento de água para fins industriais, é autor e coautor de trabalhos técnicos publicados e apresentados em revistas especializadas, seminários e congressos nacionais (SENACOR/ABRACO) e internacionais (International Water Conference – IWC, CORROSION – NACE, CTI – Cooling Tower Institute, Congreso Ibero-Americano de Corrosión y Proteción, Jornadas Nacionales de Corrosión). É também membro da National Association of Corrosion Engineers International – NACE desde 1995.

Paulo Cezar Auríquio – é graduado em engenharia química, com especialização em segurança do trabalho, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e MBA em finanças empresariais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalhar na Petrobras Distribuidora como engenheiro de suporte técnico de produtos derivados de petróleo.

Vinicius Ramos Pinto – é graduado em física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em geologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em geociências pelo Observatório Nacional (ON). Atualmente trabalhar como consultor em geologia e geofísica na Emerson Process Management.

 

Prefácio

Após mais de um século e meio desde seu início, a indústria do petróleo continua imponente e estratégica. Ao contrário do que se imaginava, a produção de petróleo e gás segue aumentando, ainda longe, talvez, do chamado “pico de óleo”, quando a produção entrará em declínio. Esse aumento contínuo tem sido sustentado por novas descobertas tradicionais e, principalmente, por fontes não convencionais, como as areias betuminosas do Canadá, o shale norte americano, o pré-sal brasileiro, entre outros. E assim a indústria do petróleo vai se renovando.

Muitos são os profissionais envolvidos em toda a cadeia de óleo e gás, técnicos de diferentes áreas de formação básica que precisam se especializar para atuar nessa exigente indústria. Do que é feito o petróleo? De onde e como ele é obtido? Quais produtos derivam dele? O gás é encontrado junto ao petróleo? Como ele são transportados? Essas e tantas outras questões precisam estar claras para os provisionais que atuam e/ou pretendem atuas nesse ramo.

Pensando nisso elaborou-se esta obra.

Este livro está divido em oito capítulos, que permitem o estudo dos mais tradicionais assuntos sobre petróleo e gás, da etapa de exploração das jazidas até o refino e distribuição dos derivados. Resumidamente, os assuntos descritos são:

Capítulo 1: faz um breve relato da história do petróleo, sua composição química, principais contaminantes, classificações dos diferentes tipos de óleo e como as principais características fisio-químicas influenciam nos processos de transporte e na posterior etapa de refino.

Capítulo 2: apresenta os principais derivados do petróleo, composição, características básicas e as diferentes aplicações de cada um deles.

Capítulo 3: aborda as condições e os elementos necessários para que ocorra a formação de óleo e gás, bem como as principais técnicas de exploração utilizadas mundialmente.

Capítulo 4: trata da retirada do petróleo e do gás dos reservatórios e dos principais equipamentos e a infraestrutura necessária para que isso ocorra.

Capítulo 5: examina as etapas básicas do escoamento e refino do gás natural, dos principais derivados do processamento do gás e do papel dos terminais de armazenamento na cadeia do petróleo e do gás.

Capítulo 6: descreve os principais processos de refino do petróleo na obtenção de importantes derivados, como gás de cozinha, gasolina, diesel, querosene, entre outros, bem como onde estão localizadas as refinarias brasileiras.

Capítulo 7: identifica os processos utilizados para remoção de contaminantes dos derivados produzidos e o impacto positivo na minimização da geração de resíduos de uma refinaria.

Capítulo 8: apresenta as principais utilidades de processo utilizadas na indústria do petróleo, tais como água de refrigeração, vapor, ar comprimido e energia elétrica.

Como cada tópico apresenta um assunto amplo e muito diversificado, não espera-se que se esgote aqui o conhecimento a respeito dos processos descritos, mas que o texto sirva de ponto de partida no estudo da indústria do petróleo e gás.

A forma de abordagem dos tópicos foi especialmente preparada para facilitar o entendimento e o aprendizado. Cada capítulo contém uma explanação detalhada dos assuntos citados anteriormente, oferecendo os seguintes diferenciais em relação a outras obras no mercado:

• Um caso inicial traz um assunto relevante e pertinente, que serve de ponto de partida para o estudo dos tópicos subsequentes;
• Projeto gráfico e pedagógico especialmente desenvolvido para facilitar a aprendizagem, com conceitos-chave em destaque, notas laterais, dicas e questionamentos que reforçam o processo de ensino-aprendizagem;
• Exercícios para fixação do conteúdo ao final de cada capítulo;
• Exercícios complementares e material de apoio para estudantes e professores no site do Grupo A.

Assim, espera-se que o conhecimento oferecido nesta obra contribua com a formação de um profissional capacitado, crítico e atento aos desafios da indústria do petróleo. Deseja-se, por fim, uma boa leitura e ótimos estudos.

- Marcelo Gauto, organizador.

 


 

Para visualizar as primeiras do livro, clique aqui.

 


 

Participe do Sorteio

Agora, já que o Natal já está chegando, o TecPetro e a Bookman vão sortear um presentão para os leitores do portal: dois exemplares dessa obra que ainda está quentinha (acabou de sair do forno!), sendo:

- um exemplar para quem fizer o cadastro de assinante este mês de dezembro; e

- um exemplar para todos os assinantes (sim, quem se cadastrar como assinante em dezembro concorrerá duas vezes!) 

Se você ainda não é assinante, ou se você é apenas seguidor, faça seu cadastro no campo abaixo (à esquerda), clicando em Cadastrar-se, para concorrer aos dois exemplares! Os sorteios correrão dia 15 de dezembro!

 


 

RESULTADO DO SORTEIO:

(publicado dia 16/12, às 0h40)

 

Categoria novos assinantes (após 02/12/2016): Pedro Yen

Categoria geral (todos os assinantes): Carlos Carvalhal

 

* Ganhadores, o TecPetro fará contato com você para pegarmos os dados para o envio dos livros e a Editora Bookman fará o envio dos exemplares à vocês. O envio dos dados de endereço para o envio dos exemplares deverão ser enviados em resposta ao e-mail do TecPetro até o dia 20/12/2016. Caso contrário, um novo sorteio com os mesmos critérios será efetuado.

E pra quem não foi sorteado dessa vez, fiquem ligados! Novas promoções serão divulgadas em breve! Aguardem...

 


 

Assinar blog por e-mail

Cadastre seu endereço de e-mail para seguir o TecPetro e receber notificações de novas publicações por e-mail

Deixe seu comentário