Qual será o futuro dos ROVs na indústria de petróleo?

Por: Paulo Rodrigues|Revisão: Lucas Henrique

Veículos controlados remotamente, ou Remotely Operated Vehicles (ROV's), são equipamentos de extrema importância usados na indústria offshore de óleo e gás. No passado, quando poços submarinos eram localizados em baixas lâminas d'água, onde mergulhadores conseguiam chegar até os equipamentos submarinos, não se utilizava os ROV's.

Porém, com o passar do tempo, a lâmina d'água aumentou e por razões de segurança mergulhadores não podiam realizar trabalhos nos equipamentos submarinos para comissionamento, descomissionamento ou manutenção. Como havia um problema a ser solucionado, e como problemas requerem uma solução, foram criados os ROV's. De acordo com o site www.rov.org, o primeiro ROV, chamado POODLE, foi desenvolvido por Dimitri Rebikoff em 1953.

As primeiras utilizações dos ROVs foram atividades como recuperar itens perdidos no oceano, tais como: naufrágios, bombas, pessoas e basicamente qualquer outra coisa que vem em mente. Como citado, o tempo passou e ROV's começaram a ser utilizados na indústria de óleo e gás offshore.

Mas para que serve um ROV na indústria de E&P?

Remotely operated vehicles são os "olhos" dos operadores debaixo d'água. Quando trabalhos são realizados nos oceanos, à altas profundidades, por exemplo, instalação de BOP (Blowout preventer), âncoras de sucção, Árvores de Natal ou outros equipamentos submarinos, seriam operados cegamente sem o auxilio dos ROV's. Abaixo segue dois vídeos que mostram ROVs em ação. CLIQUE AQUI para ver a rotina de uma equipe operando esses robôs.

Estes robôs possuem um cabo conectado a eles, onde permite a transmissão e envio de eletricidade e dados. De modo a realizar todos os trabalho que antes eram realizados por humanos, ROVs são equipados com um braço robótico que permitem esses segurar, puxar, virar, rotacionar e empurrar objetos.

Atividades que requerem que uma válvula seja aberta ou fechada, a conexão de um MQC, instalação de flowlines no manifold ou Árvores de Natal, são todas realizadas por ROVs. Por exemplo, se uma válvula dentro de uma estrutura submarina não estiver fechando através de comandos elétricos/hidráulicos, o ROV é descido para fechar a válvula "manualmente". O cabo conectado ao ROV transmite energia para o mesmo, porém, já que a força necessária para realizar certas tarefas são altas, é utilizada força hidráulica.

O futuro dos robôs e suas capacidades

O mundo da robótica é imenso e está sempre evoluindo. Recentemente, a TED publicou um vídeo onde mostra uma nova geração de robôs. Estes novos robôs podem ser controlados, além de ter autonomia para superar obstáculos ao receberem um comando, assista o vídeo abaixo e impressione-se.


ROVs, além de realizarem as tarefas de um mergulhador, são utilizados também para realizarem inspeções de estruturas submarinas. Talvez esteja pensando após ter assistido o vídeo acima e lido a frase anterior, "Por que ninguém ainda não inventou um equipamento autônomo que consegue realizar inspeções de equipamento submarinos?". Bom, assista os vídeo abaixo para ver o que nos espera no futuro.

Resumindo, desde aquele primeiro ROV, desenvolvido em 1953, muitas coisas mudaram e evoluíram. Robôs são utilizados para salvar vidas, achar itens perdidos, realizar trabalhos que antes eram feitos por mergulhadores, e muito mais. Mas, como quase todos sabem, a indústria de óleo e gás é de rápida evolução. As tecnologias estão sempre melhorando, especialmente em situações difíceis como o mercado se encontra atualmente, onde eficiência e soluções para reduzir custos são prioridades, e ao mesmo tempo manter integridade e segurança.

Então eu lhe pergunto, caros leitores... Onde você acha, após ter assistido os vídeos acima, que a industria robótica no setor de óleo e gás irá chegar nos próximos anos? Como os ROVs podem ser melhorados para melhor atender a indústria? Deixe seus comentários abaixo.


 

Assine TecPetro e garanta benefícios exclusivos

Você já conhece os benefícios exclusivos que o Portal TecPetro tem para você? Eles contam com:

  • Notificação de Posts por e-mail
  • Acesso e download de conteúdo exclusivo
  • Hospedagem de artigos
  • Participação em fóruns de discussão
  • Descontos nos serviços de parceiros
  • Participação em promoções e sorteios
  • Participação em visitas técnicas

Garanta seu acesso à essas vantagens exclusivas cadastrando-se gratuitamente no portal!

Um comentário em “Qual será o futuro dos ROVs na indústria de petróleo?

Deixe seu comentário