NET OIL - Tecnologia para limpar e retirar vazamentos de petróleo no mar


Por: Pedro Gabriel

Vazamentos de petróleo no mar, um GRANDE problema

Em 1979, uma explosão na plataforma Ixtoc, localizada a 80 quilômetros da costa do México, causou o maior vazamento de petróleo no mar da história. A Pemex, empresa estatal mexicana dona da plataforma, levou mais de nove meses para conter o vazamento. Nesse período, vazaram cerca de 3,3 a 3,5 milhões de barris de petróleo ao mar. O óleo chegou a alcançar a costa do estado americano do Texas.

Num acidente mais recente, em 2010, uma série de incidentes culminaram na explosão da sonda Deepwater Horizon da Transocean, que estava a serviço para a operadora BP no Golfo do México. As estimativas dizem que, na ocasião, entre 4,1 e 4,9 barris de petróleo vazaram para o mar. Veja mais detalhes sobre esse acidente no link.

Diante situações como essas, podemos perceber que um vazamento de petróleo causa muitos prejuízos e danos ao meio ambiente. Com o pensamento em todos os potenciais impactos ambientais que um vazamento de petróleo pode gerar e também nas dimensões que esses acidentes podem atingir, principalmente em ambientes offshore (no mar), onde o óleo se espalha rapidamente por uma vasta área sobre a água devido as suas propriedades físicas e química, a NET OIL desenvolveu e patenteou uma rede (Net, em inglês) que recolhe o petróleo ("oil", em inglês) em contato com a água de uma maneira sensacional e única!

A Rede NET OIL, solução para retirar de petróleo do mar

A NET OIL, Rede de Recolhimento de Hidrocarbonetos, foi desenvolvida para recolher óleo derramado acidentalmente em meio líquido pelo processo de adsorção. Seu princípio utiliza a força denominada “tensão superficial da água” e, por ser hidrofóbica e possuir pouca densidade, flutua indefinidamente, mesmo saturada de óleo.

A rede tem o formato de malha, constituída por fios com alta resistência mecânica e estabilizada com aditivos anti-UV, e tem eficiência na totalidade dos vazamentos que ocorrem com várias classificações de petróleo, como o leve, de API superior a 30º, mediano e pesado.

Além do a rede NET OIL ser um produto 100% nacional, o material empregado em sua fabricação é totalmente inerte ao meio ambiente.

Para garantir a sua confiabilidade técnica, o produto foi testado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, cuja análise feita, em conformidade com a metodologia aplicada pelo CENPES - Centro de Pesquisa da Petrobras, provou:

  • Retenção de 2,5kg/m²
  • Flutuabilidade de 100%
  • Descontaminação da água de 100%
  • Material inerte ao ambiente

Velocidade de adsorção e extração do óleo

Flutuabilidade


Aplicações e Operação da NET OIL

A rede, quando lançada na superfície sobre a mancha de petróleo, propicia a retenção e retirada imediata. Por sua leveza e forma construtiva, o manuseio se faz com grande velocidade. Os módulos conectáveis aumentam seu tamanho para atender a área atingida.

Operação Alto Mar

As embalagens em Big-Bag permitem o embarque rápido. Seu lançamento se faz pelo costados das embarcações. Após o lançamento e a saturação, pode ser recolhida imediatamente ou permanecer flutuando de acordo com a necessidade do recolhimento.

Se houver contenção do derramamento, a operação se dará na área interna da mancha.

Se não houver contenção suficiente, somada as forças das correntes do mar que expandem a mancha, a embarcação deve continuar lançando a rede e depois efetuar o recolhimento.

Operação Litoral

O lançamento pode ser feito por embarcações de médio e pequeno porte. O lançamento pode também ser feito manualmente em pequenas profundidades como mangues, praias e etc.

Resistência no Resgate

A resistência de tração da rede é superior a 500kg/m2, e permite seu recolhimento mesmo saturada com óleo sem danificá-la.

.

Aspectos Legais

A rede NET OIL está amparada por instrumentos legais sob o título : Rede de Recolhimento de Hidrocarbonetos de Média e Grande Viscosidade, patenteado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), nº MU8203452-4 e homologado na Petrobrás como: Barreira Absorvente Orgânica Sintética em Rede de Superfície, sob o nº 98.005.203, e possui eficiência atestada por laudo emitido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em conformidade com a metodologia e os procedimentos operacionais padronizados pelo Centro de Pesquisa da Petrobrás, CENPS e Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente, FEEMA.

Abaixo podem ser verificados os seguintes laudos:

  • Laudo UERJ x ADSORÇÃO: Eficácia na  Retenção do Óleo (2,5kg/m2) - Laudo UERJ página 24;
  • Laudo UERJ x Flutuação: 100% de Flutuação Comprovada - Laudo UERJ página 17;
  • Laudo UERJ X Descontaminação: Descontaminação de 100% DA ÁGUA - Laudo UERJ página 33;
  • Laudo de Toxidade: Rede NET OIL é atóxica, totalmente inerte ao meio ambiente.

Apresentação, formatação e embalagem

A rede NET OIL possui bordas flutuantes e engates rápidos em aço zincado em suas extremidades para uma conexão ágil entre módulos. Os tamanhos podem variar entre 1m x 1,5m e 1,5 x 30,0m, mas o fabricante ainda garante que outras dimensões podem ser produzidas de modo customizado e sob consulta.

A embalagens possuem alças laterias, para facilitar a movimentação, sendo do tipo Big-Bag de dimensões de 1,6m x 1,8m x 1,7m, contendo 300m² de rede e pesando aproximadamente 50kg.


Fotos


 

Para maiores informações

Caso queira maiores informações, maior detalhamento técnico, caso tenha alguma dúvidas sobre a NET  OIL - Rede de Recolhimento de Hidrocarbonetos ou, ainda, para solicitações de cotações e orçamentos sobre o produto e/ou serviços prestados, entre em contato conosco via formulário abaixo que lhe responderemos o quanto antes!


 

E você, o que acho deste produto? Deixe seu comentário abaixo e vamos discutir o assunto com a comunidade de P&G!

 

 

Assine TecPetro e garanta benefícios exclusivos

Você já conhece os benefícios exclusivos que o Portal TecPetro tem para você? Eles contam com:

  • Notificação de Posts por e-mail
  • Acesso e download de conteúdo exclusivo
  • Hospedagem de artigos
  • Participação em fóruns de discussão
  • Descontos nos serviços de parceiros
  • Participação em promoções e sorteios
  • Participação em visitas técnicas

Garanta seu acesso à essas vantagens exclusivas cadastrando-se gratuitamente no portal!

Deixe seu comentário