PETROFOCO - Curso Preparatório para Concurso Petrobras

.

A história da Petrofoco

2009 - A primeira turma

Montamos uma turma piloto para o cargo de Engenheiro de Petróleo antes de sair o edital em 2009, atendendo a um pleito de alunos de graduação de engenharia de petróleo da UVV-ES. Com uma turma pequena de menos de 30 alunos, aprovamos 4.

A proposta era oferecer um curso COMPLETO, focado no cargo em questão, diferentemente dos cursos genéricos disponíveis em cursinhos tradicionais.

Claro que este desafio veio com as suas dificuldades. Onde conseguir professores de cursinho que lecionassem Álgebra Linear, Termodinâmica, Resistência dos Materiais, entre outros? Professor com perfil tradicional não serviria, até por que, como dar o conteúdo de uma disciplina de 60 horas em 8 horas?

Buscando professores dentro da própria Petrobras, que já haviam passado pela experiência do concurso (o que incluía o coordenador do curso), sendo que aquela primeira turma utilizou apostilas em papel, preparadas pelos próprios professores, que eram entregues aos alunos na véspera das aulas (sempre que possível).

.

2011 - A segunda turma - Inovações

Nossa segunda turma, em 2011, já havia adotado o Moodle como plataforma de publicação dos materiais e postagem de vídeo-aulas, uma vez que gravamos boa parte destas aulas, com a intenção de oferecer o curso na modalidade EaD, além de servir também aos nossos alunos do curso presencial.

.

2012 - Primeira turma de Administração e adoção de sistema próprio

Em 2012 nosso professor de inglês que havia se formado em Administração sugeriu a realização de um curso para Administradores. Foi então convidado para coordenar e montou o curso, que aprovou nosso primeiro aluno de Administração.

Ao perceber a dificuldade do uso da plataforma utilizada (pesada, engessada e pouco amigável) e com várias sugestões de melhoria, baseadas na experiência adquirida nas edições anteriores, e não havendo nada no mercado que atendesse a necessidade dos cursos oferecidos, decidiu-se desenvolver um sistema voltado para aumentar o desempenho nos estudos por parte de nossos alunos.

Surgia a primeira versão do sistema StarLearning®, sistema este que depois seria adaptado para uso em escolas de ensino fundamental e médio, bem como de ensino superior e corporativo, além dos tradicionais cursinhos preparatórios para ENEM, vestibulares e concursos.

.

Cenário atual

Agora contamos com o mais moderno sistema de Gestão do Aprendizado, o que, com certeza, auxiliará nas conquistas de muitos outros alunos, através dos diagnósticos viabilizados pela sua inteligência artificial.

Com o retorno dos concursos da Petrobras e suas subsidiárias (nosso foco) estamos prontos para seguir nesta trilha de sucesso junto com nossos alunos, contribuindo com o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

.

Objetivo

Fornecer serviços diferenciados de treinamento na área de petróleo e gás, aperfeiçoando os conhecimentos dos profissionais e preparando-os para o mercado de trabalho, atendendo, também, empresas interessadas em desenvolver seus recursos humanos.

.

Produtos e Serviços

Cursos básicos e de especialização, além de preparatórios presenciais e à distância focados nos conteúdos do Concursos da Petrobras para os diversos cargos de nível técnico e superior.

.

Tecnologias Utilizadas

Contamos com a mais moderna e robusta tecnologia EaD (Ensino à Distância) e disponibilizamos nossos cursos para qualquer brasileiro através da internet.

Utilizamos a StarLearning, sistema de gestão de aprendizado que usa inteligência artificial para o acompanhamento dos estudos e diagnóstico das deficiências.

.

Corpo Docente

Conceituados professores oriundos da Petrobras e empresas de serviços na área de petróleo, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de profissionais selecionados no mercado, dentre os melhores em suas respectivas especialidades.

Vários de nossos professores possuem mestrado ou doutorado nas respectivas áreas de ensino.

.

Coordenação Geral

Coordenador: Henri Fiorenza

Henri Fiorenza graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1998 e após 2 anos trabalhando na indústria automobilística, nas fábricas da GM em Gravataí – RS e Peugeot em Porto Real – RJ, passou no concurso da Petrobras, onde trabalha desde fev/01 até os dias de hoje.

Neste período, trabalhou 5 anos no Rio de Janeiro, na implantação da plataforma FPSO Brasil, bem como nos projetos dos sistemas submarinos das plataformas P-54 e P-55. Em abr/06 mudou para Vitória – ES, onde trabalha até hoje, no campo de Golfinho. Neste mesmo ano começou a lecionar a disciplina de Sistemas Marítimos de Produção na Universidade Vila Velha (UVV). Em 2007 concluiu o Mestrado em Engenharia Submarina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em 2010 criou a Petrofoco.

Em uma turma piloto, foram aprovados 4 alunos o que fortaleceu o projeto, que evoluiu bastante, desde então, inclusive com a implantação do sistema de gestão de aprendizado StarLearning®, no qual trabalhou no desenvolvimento.

Ainda na UVV, onde lecionou até 2015, orientou 55 trabalhos de conclusão de curso de alunos de Engenharia de Petróleo.

Tem, ainda, três patentes depositadas junto ao INPI, sendo uma depositada internacionalmente, todas relacionadas ao desenvolvimento de soluções para a produção offshore de petróleo e gás.

Está em fase final do curso de Doutorado, também em Engenharia Submarina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Facebook e E-mail

Entre em contato com a PETROFOCO